O Produto do Ano é o maior e único prémio mundial que premeia os produtos que se destacam pela inovação e com voto directo dos consumidores.
Criado em França em 1987, o Produto do Ano é já atribuído em mais de 40 países de todo o mundo com o mesmo objetivo: guiar os consumidores até aos melhores produtos no mercado e premiar os produtores pela qualidade e inovação.
Em Portugal, o Produto do Ano é suportado pela votação de 3.000 consumidores, funcionando como um atalho para os consumidores no supermercado e permitindo-lhes poupar tempo e dinheiro. Para os fabricantes dos produtos vencedores, este prémio constitui um poderoso instrumento de marketing, com resultados comprovados no aumento de vendas, da distribuição e da notoriedade da marca.
Todos os anos, o Produto do Ano recebe candidaturas de todos os tipos de bens de grande consumo que apresentem inovação e tenham sido lançados no mercado nos últimos 18 meses. Os produtos inscritos são depois inseridos em categorias específicas, tais como alimentação, bebidas ou cuidados do lar. A votação dos produtos vencedores é efetuada através de um estudo online, representativo para população nacional, realizado pela Netsonda.
Os produtos vencedores são anunciados em Fevereiro de cada ano e conquistam o direito de usar o prémio Produto do Ano em toda a sua publicidade, embalagens e marketing durante um ano.