O conceito do Produto do Ano

O conceito é simples, DAR VOZ AOS CONSUMIDORES. Isso cria um vínculo real entre consumidores, marcas e produtos inovadores. Através da avaliação real do consumidor: mais de 3.000 consumidores avaliam e elegem todos os anos os Produtos do Ano, de acordo com os seguintes critérios:
. INOVAÇÃO PERCEBIDA
. ATRATIVIDADE
. INTENÇÃO DE COMPRA
. EXPERIÊNCIA DE CONSUMO

Sobre o Produto do Ano

É único
O Produto do Ano é o único sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação e com avaliação direta dos consumidores.

Em Portugal, o Produto do Ano é suportado pela avaliação de 3.000 consumidores, funcionando como um meio de identificação rápida para estes encontrarem as melhores novidades no mercado.

É uma ferramenta de marketing
Para os fabricantes que veem os seus produtos premiados, o Produto do Ano constitui um poderoso instrumento de marketing, com resultados comprovados no aumento de vendas, na distribuição e na notoriedade da marca.

Os Produtos do Ano são vistos e reconhecidos por 81% dos portugueses*, uma visibilidade que reflete a sua força após 19 anos de presença no mercado português em mais de 45 países em todo o mundo.

O Produto do Ano é uma verdadeira ferramenta de marketing para dinamizar a relação entre consumidores e marcas diariamente.

81% dos consumidores afirma que já viu o selo "Produto do Ano" quando fazem compras*

*Fonte: Netquest, CINT e Netsonda. 5320 Entrevistas online. Amostra representativa da população portuguesa, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos. A recolha de informação decorreu entre os dias 14 de novembro e 16 de dezembro de 2022.

0 %
dos consumidores gostam de experimentar produtos novos *
0 %
dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto que os satisfaça *
0 %
dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto que é mais inovador que aquele que geralmente compram *
0 %
dos consumidores considera que produtos com o selo “produto do ano” são as melhores novidades lançadas no mercado *
0 %
dos consumidores sempre que pode compra produtos com o selo “produto do ano” *

9 em cada 10 distribuidores confiam em produtos com o selo produto do ano *

* Estudo online realizado pela GFK, Europa, em dezembro de 2019 com 4.113 inquiridos

0 %
dos distribuidores conhece, confia e acredita na eficácia do “produto do ano” *
0 %
dos distribuidores estão abertos a apostar num “produto do ano” *
0 %
dos distribuidores acreditam que o selo “produto do ano” têm maior impacto que a palavra “novo” num produto *

Presença Mundial

O Produto do Ano serve orgulhosamente como o padrão da confiança dos consumidores em mais de 40 países e sempre a aumentar. Saiba onde o Produto do Ano pode ser encontrado atualmente. 

Os Nossos Parceiros

Todos os anos, o Produto do Ano recebe candidaturas de todos os tipos de bens de grande consumo que apresentem inovação e tenham sido lançados no mercado nos últimos 24 meses. Os produtos inscritos são depois inseridos em categorias específicas, tais como alimentação, bebidas ou cuidados do lar. A votação dos produtos vencedores é efetuada através de um estudo online, representativo para população nacional, realizado pela Netsonda,  Netquest e CINT.

FAQ?

O Produto do Ano (PDA) é o único prémio atribuído, por consumidores, a produtos com inovação. O PDA foi criado para premiar produtos inovadores no setor dos bens de grande consumo e proporcionar um atalho aos consumidores para que estejam cientes dos melhores produtos recentemente lançados no mercado. É, não apenas um prémio de prestígio, mas também um instrumento de comprovado retorno sobre investimento. Os nossos vencedores têm desfrutado de um aumento médio de 10 a 15% das vendas, desde o lançamento internacional em 1987.

Há oito características que tornam o PDA absolutamente único.

  1. Foco Na Inovação. O PDA existe para ajudar a guiar os consumidores até aos melhores produtos inovadores mais recentes, eleitos por outros consumidores. Aos olhos da indústria e para os produtos vencedores, isto não é somente um reconhecimento da inovação mas um instrumento de comprovada retorno.
  2. Eleito A 100% Por Consumidores. Não estão envolvidos quaisquer experts. Os produtos eleitos exclusivamente por uma amostra nacionalmente representativa de consumidores portugueses.
  3. 100% Independente. À exceção da avaliação pelos consumidores, os produtos participantes não têm qualquer outro interesse. Não existem quaisquer descontos promocionais nem pacotes que costumam ser oferecidos com brindes em revistas.
  4. 100% Transparente. As marcas apenas podem participar se se inscreverem e apenas uma marca que vence pode usufruir do prémio.
  5. Nacionalmente Representativo. Os mais de 3000 consumidores que votam são recrutados pela Netsonda, Netquest e CINT de forma independente para representarem a população nacional. Estas pessoas são independentes e não se deixam influenciar.
  6. 36 Anos De História. É o mais antigo dos prémios para produtos e marcas. Fundado há 36 anos (em 1987) em França, o Produto do Ano é há muito o padrão da confiança dos consumidores em todo o mundo.
  7. Mais De 45 países. O PDA é um conceito poderoso que funciona em qualquer mercado. Ao longo dos últimos 36 anos, expandimos para mais de 45 países e continuamos a crescer.
  8. O Maior Estudo Em Portugal. Com mais de 3000 consumidores a votar nos produtos, o PDA realiza o maior estudo de consumidores em Portugal sobre inovação. Os nossos parceiros de estudos, Netsonda, Netquest e CINT, conduzem este estudo com uma amostra representativa da população, espelhando desse modo as opiniões do país e não de um mero grupo.

Qualquer produto/serviço disponível no mercado comercializado no retalho geral ou especializado (alimentares, Limpeza, saúde e beleza, cosméticos, DIY, pequenos eletrodomésticos, artigos retrosaria, desporto, produtos farmacêuticos OTC, jardinagem, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, entre outros) que não tenha restrições de publicidade.

Atualmente, aceitamos candidaturas de produtos/serviços que tenham sido lançados a partir dos últimos 24 meses ao fecho da edição. Os produtos/serviços devem apresentar um carácter inovador num dos seguintes pontos (mas não só): função, design, embalagem.

Se possui um produto/serviço inovador, não importa se já está no mercado há quase um ano ou se está prestes a ser lançado.

Se não tiver a certeza, entre em contacto connosco e ajudá-lo-emos a perceber se se deveria inscrever.

Aceitamos candidaturas de produtos que demonstrem inovação na sua função, design ou embalagem. Pode tratar-se de um tipo totalmente novo de produto ou de uma upgrade com inovação útil para um produto antigo, tais como um novo ingrediente, um formato ou tamanho redesenhado, uma nova receita (por exemplo: menos açúcar) ou uma nova embalagem (por exemplo: fácil de usar ou ecológica). Lembre-se: desde que melhore/facilite a vida aos consumidores, não tem de ser revolucionário. Entre em contacto direto connosco, se tiver quaisquer dúvidas sobre o seu produto.

Temos uma parceria com as empresas de estudos Netsonda, Netquest e CINT para estudar uma amostra nacionalmente representativa de mais de 3 000 consumidores em Portugal.

Sim. Não existe um limite para o número de produtos de uma marca que podem ser inscritos, desde que estes respeitem os critérios já referidos.

As candidaturas ao Produto do Ano estão abertas anualmente até 30 de setembro de cada ano.

As categoriais de candidatura de produtos que aceitamos incluem geralmente: Alimentação e Bebidas, Saúde e Beleza, Cuidados Pessoais, Produtos Domésticos, Artigos para Animais de Estimação, Produtos Farmacêuticos, Eletrodomésticos, etc. Os nomes exatos das categorias são definidos pela organização após o recebimento de todas as candidaturas. Uma vez que se trata de um prémio de inovação, as categorias costumam ser influenciadas pelas tendências de inovação do ano anterior. (Por exemplo: há vários anos não existiam produtos como desodorizantes de extrema eficácia e cremes bronzeadores, no entanto, atualmente representam algumas das melhores inovações.)

Colaboramos com a Netsonda para nos certificarmos de que apenas produtos comparáveis concorrem entre si e de que nunca há menos de dois nem mais de seis produtos numa categoria.

A submissão da candidatura ao Produto do Ano não tem qualquer custo inicial.

  • No caso de ser eleito Produto do Ano tem um fee de 9.500 euros (acresce IVA em taxa em vigor), com utilização ilimitada no ano em vigor, beneficiando da utilização do logo e das nossas campanhas de comunicação, de divulgação de todos os vencedores.
  • No caso de o seu produto não ser eleito vencedor da respetiva categoria, o total dos seus custos será 1.500€ (acresce IVA em taxa em vigor), com vista a cobrir os custos da realização do estudo detalhado da categoria e do seu produto.
Desde 1987, os vencedores têm descoberto várias formas de beneficiar do PDA, no entanto, aqui estão algumas das principais vantagens que observámos. No mínimo, todos os vencedores podem contar garantidamente com o seguinte:
  • utilização do prémio PDA em qualquer comunicação durante um ano inteiro e inclusão no comunicado à imprensa do PDA;
  • todos os finalistas recebem um relatório do estudo da Netsonda, independentemente do resultado – um estudo avaliado em cerca de 14 000 euros;
  Para além disso, poder usar o logótipo PDA permitir-lhe-á:
  • usá-lo em campanhas de marketing direcionadas diretamente aos consumidores;
  • usá-lo em relações públicas enquanto novidade, de modo a garantir a cobertura dos meios de comunicação;
  • usá-lo juntamente com a equipa de vendas e parceiros comerciais para aumentar a visibilidade e a distribuição;
  • usá-lo nas relações industriais, de modo a provar a reputação da empresa no que diz respeito à inovação;
  • usá-lo internamente para levantar o moral e dar o exemplo.
E é por isto que sabemos que resulta:   Mais de 30 anos de história em todo o mundo;
  • aumento médio de 10 a 15% das vendas mencionados pelos vencedores;
  • aumento das vendas de 135% de um ano para o outro, mencionado pela vencedora de 2005 da categoria de Cuidados Capilares Pantene;
  • aumento das vendas de 120% de um ano para o outro, mencionado pela vencedora de 2006 da categoria de Cuidados Capilares Herbal Essences;
  • aumento das vendas de 15%, mencionado pela vencedora de 2005 da categoria de Cuidados Faciais Neutrogena;
  • aumento das vendas de 106,4%, mencionado pela vencedora de 2007 da categoria de Lavagem de Louça Calgon;

O PDA é organizado em Portugal, pela PRODUCT OF THE YEAR PORTUGAL LDA, empresa detida pela ONE BCAM FIVE SGPS SA, grupo proprietário em Portugal de marcas como “Escolha do Consumidor”, “Escolha Sénior” e “Escolha dos Profissionais”.

Trata-te de um grupo liderado por José Borralho, que detém mais de 25 anos de experiência na gestão de marcas e esteve na origem de diversos projectos relacionados com a avaliação de marcas.

Scroll to Top