Calendário
Custos

O Produto do Ano tem por base o maior estudo nacional com consumidores e é um poderoso instrumento para a notoriedade e vendas de produtos inovadores. Os produtos vencedores testemunharam aumentos de vendas na ordem dos 10 a 15%, tendo alguns produtos usufruído de êxitos ainda maiores. Para além disso, todos os finalistas recebem um relatório do estudo realizado pela Netsonda, avaliado em cerca de 14 000 euros.

Os custos do PDA são:

Inscrição do produto: 1.000 euros
Taxa de finalista após pré-seleção pelo CAE: 1 000 euros
Se vencedor da categoria e pretender usar o LOGO em TV– 9.000 euros (modalidade A)
Se vencedor da categoria e não pretender usar o LOGO em TV– 6.000 euros (modalidade B)
Total para os vencedores: 10 000 euros
A todos os valores acresce IVA à taxa legal em vigor

O que é a pré-seleção pelo CAE?

Antes de serem avaliados por 6 000 consumidores, os produtos inscritos são expostos a uma Comissão de Avaliação e Ética composta por peritos da indústria, que garantem que as submissões cumprem com os critérios de inovação. Os produtos que passam nesta fase são inseridos no estudo dos consumidores e têm de pagar uma Taxa de Finalista. Nota: a partir do momento em que se candidata, estará a comprometer-se com todo o processo.

**Quer vençam quer não, todos os vencedores recebem os resultados do estudo com as informações referentes à sua categoria e as tendências mais recentes nas compras de mercearia – estudo realizado pela Netsonda, avaliado em cerca de 14 000 euros.

O que é a taxa de vencedor?

Todos os Produtos Finalistas são inseridos no maior estudo nacional sobre inovação de produtos com 6 000 consumidores. Os consumidores votam em produtos de cada categoria com base na atratividade da inovação, na utilização, satisfação e intenção de compra. Os produtos com a pontuação mais elevada em cada categoria são nomeados vencedores Produto do Ano.

***A Taxa de Vencedor paga a utilização do logótipo em todas as comunicações ao longo de um ano

Quando saberei se ganhei?

Os finalistas são notificados depois dos seus produtos terem passado pela fase de estudo dos consumidores. Os vencedores serão notificados confidencialmente em meados de Dezembro e poderão preparar esforços de marketing para iniciar à meia-noite da noite da Cerimónia da Entrega dos Prémios, em Fevereiro.

Quando é que receberei o prémio?

Os vencedores e os finalistas são convidados a assistir à Cerimónia da Entrega dos Prémios, para ficarem a conhecer os vencedores e celebrarem a inovação. A Cerimónia da Entrega dos Prémios, será realizada no dia 7 de Fevereiro de 2019.

Como funciona
  • SUBMETA O SEU PRODUTO
    A candidatura está aberta a todos os bens de grande consumo lançados em Portugal ao longo dos últimos 18 meses (abril 2017 a outubro 2018; o produto já terá de estar no mercado quando o estudo for feito no início de Dezembro).
 Os produtos devem apresentar inovação numa ou mais áreas, incluindo (mas não só) design, função e embalagem. Pode inscrever todos os produtos que pretender. Nota: a partir do momento em que faz a inscrição, estará a comprometer-se com todo o processo e taxas.
  • O CAE SELECIONA OS FINALISTAS
    Aprovação pela Comissão de Avaliação e Ética, para confirmar a elegibilidade de todos os produtos inscritos.
  • VOTO DOS CONSUMIDORES
    Agora está na altura de os consumidores votarem, fazendo-se ouvir através do maior estudo com consumidores em Portugal. O questionário online é preenchido por mais de 6 000 consumidores. Realizado pela Netsonda, o estudo é único devido ao seu objetivo e também ao seu volume. É o único estudo com consumidores que questiona o consumidor especificamente sobre a atratividade e o interesse em produtos novos colocados à sua disposição atualmente. Os produtos com a pontuação mais elevada em cada categoria tornam-se vencedores Produto do Ano na respetiva categoria.
  • OS VENCEDORES
    Os vencedores recebem uma licença que lhes permite usar o logótipo Produto do Ano nos seus produtos. Isto acarreta uma taxa de 9 000 euros – um investimento simbólico tendo em conta a potencial melhoria das vendas, como têm demonstrado centenas de antigos vencedores.
    Todos os vencedores do prémio Produto do Ano em Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, EUA e outros países usufruíram da vantagem de conter o nosso logótipo nos seus anúncios de TV, na comunicação social e nas embalagens.
  • OS PRÉMIOS
    Os vencedores dos prémios Produto do Ano serão anunciados no dia 7 de fevereiro em Lisboa. A Cerimónia de Entrega de Prémios é muito mais que isso, é uma celebração à inovação e ao engenho. Por isso, atrai um vasto leque de pessoas influentes nos setores do marketing e dos meios de comunicação, incluindo membros da imprensa nacional, empresas líderes na área dos bens de grande consumo e peritos em marketing.
  • A SUA CAMPANHA
    Usar o logótipo em todos os meios de comunicação (TV, online, imprensa, embalagem, outdoor, etc.) pode aumentar as suas vendas até 135% e proporcionar uma melhoria média por volta dos 10 a 15%. Também poderá aumentar a distribuição e motivar a força de vendas. Mais 33% de pessoas confiam mais num logótipo de Produto do Ano do que na palavra «novo».
O estudo
Voto Dos Consumidores

A nossa metodologia única e independente é o que nos distingue de qualquer outro prémio. Eis alguns dos motivos por que pode confiar que o PDA é mais credível:

Eleito A 100% Por Consumidores

Não estão envolvidos quaisquer experts. Os produtos eleitos exclusivamente por uma amostra nacionalmente representativa de consumidores portugueses.

100% independente

À exceção da avaliação pelos consumidores, os produtos participantes não têm qualquer outro interesse. Não existem quaisquer descontos promocionais nem pacotes que costumam ser oferecidos com brindes em revistas.

100% Transparente

As marcas apenas podem participar se se inscreverem e apenas uma marca que vence pode usufruir do prémio.

Nacionalmente Representativo

Os 6 000 consumidores que votam são recrutados pela Netsonda de forma independente para representarem a população nacional. Estas pessoas são independentes e não se deixam influenciar.

Foco Na Inovação

O PDA existe para ajudar a guiar os consumidores até aos melhores produtos inovadores mais recentes, eleitos por outros consumidores. Aos olhos da indústria e para os produtos vencedores, isto não é somente um reconhecimento da inovação mas um instrumento de comprovada retorno.

O Maior Estudo Em Portugal

Com 6 000 consumidores a votar nos produtos, o PDA realiza o maior estudo de consumidores em Portugal sobre inovação. A nossa parceira de estudos, Netsonda, conduz este estudo com uma amostra representativa da população, espelhando desse modo as opiniões do país e não de um mero grupo.
O estudo foi concebido para avaliar as opiniões dos consumidores, com base na inovação, utilização, satisfação e intenção de compra.

Os Resultados

A Netsonda classifica todas as respostas e o produto com a pontuação mais elevada em cada categoria passa a ser o Produto do Ano nessa categoria. A inovação é o fator que mais pesa na obtenção da pontuação final. Todos os finalistas cujos produtos foram avaliados no estudo recebem um relatório pormenorizado sobre a sua categoria. O relatório é preparado pela Netsonda e inclui resultados de todos os produtos concorrentes numa categoria.